A Homologação de Carrocerias é o processo técnico e legal que visa garantir que as adaptações e transformações realizadas na estrutura de um veículo, especialmente caminhões e veículos de carga, estejam em total conformidade com as normas regulatórias brasileiras 1
. É um procedimento de suma importância para validar as modificações estruturais e permitir o registro e o licenciamento do veículo transformado (emplacamento).
Com o mercado automotivo em constante evolução, desenvolvendo veículos com características específicas para os mais variados segmentos da economia, torna-se prioritária a averiguação da segurança veicular. A homologação assegura que as carrocerias, ao serem submetidas a transformações estruturais, mantenham a integridade e a segurança, mitigando riscos de acidentes e falhas técnicas .
Neste contexto, os órgãos reguladores determinam a homologação para que os modelos cumpram com seus atributos técnicos e, principalmente, proporcionem viagens seguras. A documentação que compreende as etapas homologatórias é complexa e requer o acompanhamento de um especialista.
Certificações de Homologação de Carrocerias
O processo de homologação de carrocerias envolve a obtenção de certificações cruciais que atestam a conformidade do veículo e do transformador com a legislação:
CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito): Emitido pelo SENATRAN, é indispensável para a averiguação dos itens de identificação, segurança passiva e segurança ativa do veículo. Corresponde a um estágio conclusivo da homologação, garantindo que o veículo está apto a circular
CCT (Certificado de Capacitação Técnica): Exigido pelo INMETRO, este documento atesta a aptidão da empresa transformadora para exercer o ofício de modificação veicular, garantindo que ela reúne as condições ideais para atuar em um setor tão complexo.
LCVM (Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor): Exigido pelo IBAMA, o LCVM é uma averiguação técnica que mede as emissões veiculares (poluentes e ruídos). Sua obtenção atesta o cuidado do transformador com o meio ambiente, contribuindo para a redução da poluição do ar e sonora.
Quem pode solicitar esse serviço?
1. Fabricantes de Carrocerias
2. Transformadores e Encarroçadores
3. Proprietários de Frotas e Transportadoras
Quem pode me ajudar a solicitar a Transformação Veicular?
Filipe Rosseto é o responsável por conduzir todo o processo de emissão desse documento, dedicando-se a oferecer um serviço de excelência. Ele é referência na intermediação entre clientes e os órgãos reguladores, acompanhando cada etapa da homologação com total profissionalismo e comprometimento.