O Protetor Lateral é um dispositivo de segurança metálico, obrigatório desde 1º de janeiro de 2011, instalado nos espaços vazios entre os eixos de veículos de carga
. Sua principal função é impedir ou dificultar que pedestres, motociclistas e ciclistas sejam arrastados para debaixo da carroceria e atingidos pelos pneus traseiros em caso de colisão lateral. Ele atua como uma espécie de para-choque lateral, reduzindo as consequências de acidentes e melhorando a segurança no trânsito .
A obrigatoriedade e as especificações técnicas deste dispositivo são regidas pela Resolução CONTRAN nº 323/2009 (e suas atualizações), que visa padronizar o uso e a instalação do protetor lateral em veículos de carga no Brasil. Mesmo sendo obrigatório há mais de uma década, o assunto ainda gera dúvidas, e o descumprimento da norma pode resultar em infração grave, multa, cinco pontos na habilitação e retenção do caminhão, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Certificações de Protetor Lateral
A conformidade do Protetor Lateral é determinada pela legislação do CONTRAN, que estabelece os requisitos técnicos de fabricação e instalação. A obrigatoriedade se aplica a:
Veículos de Carga: Caminhões, reboques e semirreboques.
Peso Bruto Total (PBT): Superior a 3.500 kg.
Ano de Fabricação: Saídos de fábrica após 1º de janeiro de 2011, nacionais ou importados
Altura da Carroceria: Com carroceria ou plataforma acima de 55 cm do solo
A Resolução também define as diretrizes para a construção do protetor, incluindo resistência, dimensões e a forma como deve ser fixado ao chassi. É crucial que o dispositivo seja instalado seguindo as diretrizes legais, pois veículos que sofrerem modificações em suas características originais da carroceria ou tiverem os implementos trocados a partir da data de obrigatoriedade precisarão instalar as proteções laterais para que as mudanças sejam legalizadas .
Quem pode solicitar esse serviço?
1. Proprietários de Caminhões
2. Empresas de Implementos Rodoviários
3. Frotistas
Quem pode me ajudar a solicitar a Homologação de Protetor Lateral?
Filipe Rosseto é o responsável por conduzir todo o processo de emissão desse documento, dedicando-se a oferecer um serviço de excelência. Ele é referência na intermediação entre clientes e os órgãos reguladores, acompanhando cada etapa da homologação com total profissionalismo e comprometimento.